O fotógrafo Márcio Vasconcelos inaugura nesta quarta, dia 22 de dezembro, às 20 horas, no Espaço Armazém, Rua da Estrela, Praia Grande, a exposição “Na Trilha do Cangaço – Um Ensaio Fotográfico pelo Sertão que Lampião pisou”.
"Na Trilha do Cangaço” foi um dos projetos vencedores do XI Prêmio Nacional Funarte Marc Ferrez de Fotografia na categoria “Documentação fotográfica / registro das transformações do cotidiano na sociedade”.
O fotógrafo buscou resgatar e refazer os caminhos percorridos por Lampião e Maria Bonita, Corisco, Dadá e seus bandos, além de identificar, localizar e fotografar personagens que fazem parte dessa história, ou descendentes destes que ainda se encontram vivos, para contar causos e atestar a veracidade do mito Lampião e Maria Bonita.
Foram percorridos quatro mil quilômetros em sete estados do nordeste brasileiro, desde Serra Talhada (PE), onde Lampião nasceu, até Poço Redondo (SE), local da emboscada da Volante do tenente João Bezerra que culminou com a morte de Lampião, Maria e mais nove cangaceiros.
Márcio Vasconcelos é maranhense e fotógrafo profissional independente que há quase uma década vem se dedicando a registrar as manifestações da Cultura Popular e Religiosa dos afro-descendentes no estado do Maranhão.
Veja algumas fotos que integram a exposição:
3 comentários:
Excellent photography!
wowwwww.... nice blog ...
Fantástico trabalho de Marcio Vasconcelos.Ótimo.Li sua matéria na Revista Fotografe Melhor e adorei. Super profissionalismo!Parabéns.Valeu Márcio.
carlosghirelli@hotmail.com
Postar um comentário