quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fotografando com Pinhole

Kim Gilmour - Londres

À medida que as câmeras digitais ficam cada vez mais modernas, existem fotógrafos que ainda preferem a técnica de fotografar com pinholes.

A câmera pinhole, que na tradução significa “buraco do alfinete”, é uma câmera sem lentes, feita artesanalmente, que, usando o princípio da câmera escura, produz imagens de uma forma bastante simples.

Na internet estão disponíveis diversos tutoriais e cursos que ensinam a montar uma pinhole.

Anualmente, no último domingo do mês de abril, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Este ano o evento foi celebrado no dia 25 e contou com a participação de milhares de pessoas de todo o mundo que tiraram o dia para fotografar e produzir fotografias pinhole.

Muitos partilharam seus trabalhos no site pinholeday.org, desenvolvido para esse fim.

Clique aqui para ver as fotos.

1 comentários:

Fantástico! Adoro esta referência a técnicas de fotografia. Ajudam-nos imenso a aprender novas alternativas ao mesmo tempo que ajudam a colocar as coisas no seu devido sítio. Não precisamos de comparar com as novas tecnologias até porque não ganhamos nada com isso. Apenas desfrutar das invenções e tirar o máximo partido que podemos com elas. Adoro a experiência. É bom que ainda haja sistemas fora dos digitais. Assim valorizamos devidamente a capacidade do ser humano. Versátil! Parabéns Débora por mais um post magnífico!

Postar um comentário

Share

FacebookTwitter Delicious Digg Favorites