terça-feira, 29 de junho de 2010

Omayra Sanchez - O retrato de uma dor


Foto de Frank Fournier

Omayra Sanchez tinha 13 anos quando foi vítima do vulcão Nevado Del Ruiz que entrou em erupção na Colômbia em 1985, devastando a cidade em que morava.

Antes de morrer, Omayra ficou presa por três dias entre os escombros de sua casa e corpos dos seus parentes. Durante todo o tempo demonstrou coragem e falava em voltar para a escola e os amigos.

Restaram infrutíferos os apelos ao governo colombiano por uma bomba de água para diminuir o nível da água, visto que não havia outra forma de retirá-la dos escombros. 

O retrato de sua agonia, feito pelo fotojornalista Frank Fournier, foi publicado meses após a sua morte. A fotografia correu o mundo causando grande impacto e discussão sobre a questão da ética da fotografia.

A imagem venceu o World Press Photo 1985.

2 comentários:

Cette photo pose toujours autant de question au point de vue éthique. Ce qui me gène toujours c'est le prix pécuniaire accordé à un tel document et l'argent "fait" avec ces documents par des journaux qui n'ont d'autre raison que de vivre et prospérer sur la misère du monde sans le moindre état d'âme.
On peut après toujours se poser la question de pourquoi faire réapparaître la photo de cette enfant.

Roger

Olá Roger.
Este é um assunto controverso.
Acredito que uma fotografia não tem apenas a função de encantar, mas também de ensinar e revelar uma realidade.
Não exaltei aqui a miséria e o sofrimento humano. Do conjunto de imagens que abalaram o mundo, o retrato de Omayra foi o que mais me comoveu e impactou, daí o motivo que me motivou a postar sobre sua história. Me comoveu não só pela situação em si, que já é trágica, mas também porque foi um fato registrado pela imprensa, transmitido para o mundo inteiro e ninguém conseguiu ajudar e resgatar a garota.
Não sei a motivação do fotógrafo ao registrar tal imagem, mas prefiro crer que a intenção foi de denunciar o descaso de um governo que se manteve inerte a uma situação tão doída como essa.
Assim como a fotografia de Omayra, muitas outras são divulgadas e relembradas, a fim de contar uma realidade que não vemos. Posso citar muitas das fotografias de Sebastião Salgado que registram a seca, a fome e a luta pela sobrevivência.
Agradeço o seu comentário. Apareça sempre por aqui.
Abraços.

Postar um comentário

Share

FacebookTwitter Delicious Digg Favorites