terça-feira, 13 de setembro de 2011

LANÇAMENTO DE 'A SINA DO ESPANTALHO' E 'POR QUE CHORA O RIO ANIL'



No dia 15 de setembro de 2011, às 20:00 horas, no Sebo do Chiquinho (CHICO DISCOS), acontecerá o lançamento do Livro “A SINA DO ESPANTALHO”, de autoria do poeta Oton Cardoso. Na ocasião também será apresentado o vídeo “POR QUE CHORA O RIO ANIL”, de autoria de Sílvio Rayol.

Endereço: Rua de São João(esquina com Rua dos Afogados, onde tem um semáforo), nº 389-A, altos do Banco Bonsucesso, entrada pela Rua de São João.

                                      

“A SINA DO ESPANTALHO”


O livro “A Sina do Espantalho”, de autoria de Oton Cardoso, é um livro de poesias que tem como tema de fundo o drama vivido por um artista que, por ter alterado sua obra, após inscrevê-la em um concurso, vê-se impedido de participar do certame, não podendo sequer deixar seu quadro(O Espantalho) ao lado da exposição, somente para que pudesse ser apreciado.

O autor tece um paralelo entre a rejeição e solidão do quadro e a solidão e o abandono do espantalho, mostrando que ambos foram vitimados pelo mal da solidão.

Além do drama do espantalho, a solidão, o poeta nos brinda com temáticas ambientalistas(Rio Anil), sociais(Pobres Choupanas de Palha), existenciais(Maria Callas), afetivas(Frida Kahlo), entre outras.


“POR QUE CHORA O RIO ANIL”


O vídeo “Por Que Chora o Rio Anil”, de autoria de Sílvio Rayol, trata-se de uma produção de baixa resolução, no gênero documentário, realizado com captação de imagens, incluindo sons diretos e depoimento, com texto adaptado da poesia “Rio Anil”, de autoria do poeta Oton Cardoso, além de trilha sonora original.

 Aborda temática ambientalista, ressaltando-se não apenas a degradação por que passa o Rio Anil, mas com o propósito de apontar a resistência de seu leito, a resistência de suas águas, ainda correntes, embora misturadas aos dejetos. O choro constante se reflete na angústia de seu sofrimento e na advertência de que há um resto de vida, de que o rio ainda derrama águas límpidas de suas nascentes. 

0 comentários:

Postar um comentário

Share

FacebookTwitter Delicious Digg Favorites