quarta-feira, 4 de maio de 2011

Artista plástico francês apresenta projeto de fotopintura em exposição na Galeria de Arte do SESC



Utilizando a técnica de fotopintura, o artista plástico francês Nicolas Picat apresenta de amanhã a 31 deste mês, na Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro), a exposição “Sol Indivisível”, que traz personagens e histórias registradas entre Himalaia e Brasil em um período de dois anos. A abertura será às 19h e terá a participação especial do músico Sávio Araújo.

A técnica utilizada nos 45 trabalhos do artista foi desenvolvida com base no registro fotográfico de duas câmeras fotográficas antigas, mas especificamente datadas da década de 1940. Depois de fotografar, o artista revela as imagens utilizando papel artesanal e o resultado obtido define uma textura semelhante à pintura sobre a imagem.

De formação inicial em pintura, Nicolas Picat, já foi professor de pintura, mas, há 10 anos, dedica-se à fotografia. Esse trabalho é resultado de uma viagem por diversos lugares, entre eles América Central, onde passou uma temporada no Suriname.

Para montar a exposição “Sol Indivisível”, Nicolas Picat buscou um trabalho que mistura aventura e arte. Acompanhado pela esposa, Carolina Picat, o artista fez uma peregrinação de moto, onde percorreu o Himalaia. Na exposição, há ainda duas imagens de autoria da sua esposa.

Do Brasil, há imagens da Amazônia, Amapá, Pará e Maranhão, que está representado por imagens da tradicional capoeira desenvolvida pelo mestre Patinho e as ações desenvolvidas no evento do Surf da Pororoca. 

Fonte: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário

Share

FacebookTwitter Delicious Digg Favorites