Kim Gilmour - Londres
À medida que as câmeras digitais ficam cada vez mais modernas, existem fotógrafos que ainda preferem a técnica de fotografar com pinholes.
A câmera pinhole, que na tradução significa “buraco do alfinete”, é uma câmera sem lentes, feita artesanalmente, que, usando o princípio da câmera escura, produz imagens de uma forma bastante simples.
Na internet estão disponíveis diversos tutoriais e cursos que ensinam a montar uma pinhole.
Anualmente, no último domingo do mês de abril, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. Este ano o evento foi celebrado no dia 25 e contou com a participação de milhares de pessoas de todo o mundo que tiraram o dia para fotografar e produzir fotografias pinhole.
Muitos partilharam seus trabalhos no site pinholeday.org, desenvolvido para esse fim.
Muitos partilharam seus trabalhos no site pinholeday.org, desenvolvido para esse fim.
Clique aqui para ver as fotos.
1 comentários:
Fantástico! Adoro esta referência a técnicas de fotografia. Ajudam-nos imenso a aprender novas alternativas ao mesmo tempo que ajudam a colocar as coisas no seu devido sítio. Não precisamos de comparar com as novas tecnologias até porque não ganhamos nada com isso. Apenas desfrutar das invenções e tirar o máximo partido que podemos com elas. Adoro a experiência. É bom que ainda haja sistemas fora dos digitais. Assim valorizamos devidamente a capacidade do ser humano. Versátil! Parabéns Débora por mais um post magnífico!
Postar um comentário