The Kiss, Times Square, Alfred Eisenstaedt, 1945
Morreu aos 91 anos Edith Shain. Talvez muitos não a conheçam pelo nome, mas vão reconhecê-la através da famosa fotografia em preto e branco que registra o beijo apaixonado de uma enfermeira e um marinheiro, na Times Square, Nova Iorque, na celebração do final da Segunda Guerra Mundial.
A fotografia, registrada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, em 1945, teve sua primeira publicação na revista Life e tornou-se um ícone da fotografia mundial.
“No Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima de meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira”, declarou Eisenstaedt.
A identidade de Edith permaneceu anônima até o ano de 1980, quando Edith, aos 62 anos, escreveu uma carta ao fotógrafo revelando ser a enfermeira da foto. “Sou eu. Nunca assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram”, escreveu Edith.
Sessenta anos depois, Edith recriou a cena do beijo.
2008, Agência AP
0 comentários:
Postar um comentário